Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

Senguem mais alguns avanços.
Confeccionei a amurada do castelo de proa.
Coloquei as tampas das seteiras da primeira coberta.
http://masterofseas.blogspot.com.br/
SJB69_zpsfbc59b4d.jpg

SJB68_zpsf0ec7a63.jpg

SJB67_zps425b532f.jpg

Consegui encontrar a origem da gravura que posto abaixo onde vemos galeões compridos com espigões, iguais ao desenhado por Vermeyen. São do Roteiro do Mar Roxo de D. João de Castro, 1540. Como já dito D. João de Castro participou da tomada de Goleta e foi testemunha ocular daquelas embarcações que participaram. Em 1540 foi designado como capitão de um galeão pelo Vice Rei D. Estêvão da Gama para a incursão ao Suez, quando fez o seu famoso roteiro. Apesar dessas gravuras do Roteiro do Mar Roxo abordarem outro contexto, em outro lugar, elas nos dão ciência dos tipos de embarcações usadas na época. É sabido que 60 embarcações de alto bordo participaram da incursão ao Suez em 1540. Será que a São João Batista estaria entre elas? A embarcação desenhada em primeiro plano no Roteiro do Mar Roxo lembra bastante a São João Batista desenhada por Vermeyen em 1534.
RoteirodoMarVermelho1540DJatildeodeCastro_zpsad34f4ee.jpg

Es muy bonito, el tono de la madera me encanta, ya sabes cuanto tendrá de longitud del botalon a la punta del bauprés ?

Te sigo con atención !! :wink:

Boas meu caro amigo Joya
Como se trata de um modelo conceitual, pretendo apenas colocar as insinuações dos mastros, dando atenção basicamente ao corpo do barco. Acredito que ele terá uns 70cm da ponta do esporão até o bataló.

Saudações do amigo

Hola Genésio, te esta quedando muy bien, debió de ser en su tiempo temible y posiblemente de los mas grandes y mas poderosos buques del mundos, es un modelo impresionante.
Bueno amigo un cordial saludo.
Liberto Amate

Valeu pelos comentários amigo Aldo. :D
Seguem mais alguns avanços. Mas antes gostaria de comentar um estranho achado que o amigo José Elias está a pesquisar. Trata-se de uma bandeira de guerra incomum, retratada por Vermeyen em 1536. Sabe-se que a clássica bandeira de guerra portuguesa é de 1640, onde se vê a cruz verdadeira sobre um fundo completamente verde, mas nesta de 1536 o fundo é verde e amarelo. Vamos a guardar as pesquisas.
BandeiradeguerradoSJBVermeyen_zps7c1be708.jpg

BandeiradeguerradoSJB_zps2f6dfa7c.jpg

Goleta_tapiz-1010x610_zps2775f37f.jpg

800px-Prise_de_Tunis_zps7a33233d.jpg

E aqui os avanços na construção:
Coloquei os parapeitos das amuradas e balaustradas
Confeccionei algumas estruturas que iam na proa, conforme indica a pintura de Vermeyen.
SJB80_zpsc18dfa63.jpg

SJB78_zps11a4e026.jpg

SJB83_zpsa6d27ae8.jpg

SJB81_zpsde4d4498.jpg

SJB84_zpsdd26d7c5.jpg

Hola amigo, aunque hay veces no comente, no me pierdo avances de tu trabajo, y como siempre, observo esa pulcritud, esa limpieza y refinamiento en los trabajos, que de verdad son obras para exhibir en museo, hay veces me da sana envidia de tu trabajos, porque Yo quisiera hacer algo asi, pero no puedo je je je,,,

Saludos y muy bonito tu trabajo sigo atento,,,

:wink: :wink: :wink:

Dando continuidade, coloquei as dobradiças das seteiras.
Estou também projetando as xaretas do tombadilho que tinham a forma de telhado. Fiz um modelo de cartão para melhor dimensiona-la.
Depois postarei mais fotos.
SJB93_zps81570e00.jpg

SJB94_zps2f588d07.jpg

Dando continuidade, segue aí as charetas já montadas.
Alguns historiadores delegam às tais charetas a função de proteger a tripulação dos escombros que caiam dos mastros durante as batalhas, mas eu tenho a convicção que eram meras estruturas de telhados que recebiam doceis quando o barco estava fundeado, alias uma prática que perdura até os dias atuais.
SJB97_zps491bf48b.jpg

SJB96_zps6694af6a.jpg

SJB95_zpsa2119bea.jpg

Atrás