Boas meus amigos
Hoje, vasculhando pela internet, consegui encontrar uma boa fotografia , com boa definição, da tapeçaria de J. C. Vermeyen, exposta em Madrid, e base do meu trabalho.
Para minha surpresa, e a essa altura da minha construção, descobri que o São João Batista possuía um mastro de joanete sobre o mastro de gávea. Fiquei surpreso com essa descoberta, pois não sabia que se usava esse tipo de armação já em 1532. Nas minhas pesquisas a primeira evidência que encontrei desse tipo de armação foi no galeão retratado por D. João de Castro no Roteiro da Índia, de 1541. Sendo assim, provavelmente o São João Batista foi um dos primeiros, se não o primeiro, navio português a usar este tipo de armação. José Elias que me corrija se eu estiver enganado.
Outra coisa que me vem a mente é se aquele galeão do Roteiro da Índia não seria o próprio São João Batista.
Lá fui reeditar os planos. Mas ainda bem que fiz a descoberta antes da colocação definitiva dos mastros.
Seguem aqui as imagens editadas. Fiz também um organograma da distribuição dos cordames, baseado na imagem da tapeçaria, em que os distingui por cores diferentes. Foi um verdadeiro trabalho de “quebra cabeça”.
Amigo Genésio,
Não sei como encontras essas informações na internet, mas são a confirmação daquilo que te propões a fazer.
Sigo acompanhando com muito interesse.
Saludos,
Aldo.