Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

En este foro encontraréis los paso paso terminados construidos a partir de planos o scratch
Avatar de Usuario
michael
Miembro Leal
Miembro Leal
Mensajes: 1201
Registrado: Dom Ene 24, 2010 11:05 am
Ubicación: SALAMANCA

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por michael »

Enhorabuena Genesio,estas haciendo un trabajo precioso y con buenos detalles.La obra viva que es pintura negra sin brillo o es tinta china negra?creo que te ha quedado perfecta,por lo menos a mi me encanta esa combinación...
Saludos cordiales...
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Boas amigo Michael
Respondendo a sua pergunta, sim eu pintei as partes vivas com tinta esmalte preto fosco, simulando o calafate. Explico, a calafetagem do casco das embarcações portuguesas do século XVI, era feita com estopa, breu e alcatrão, recorrendo-se ainda ao chumbo, aplicado na costura das naus. Para além destes materiais, recorria-se ainda à galagala, uma pasta feita de cal virgem e estopa, amassadas com água e que era aplicada no exterior dos cascos como proteção contra os vermes xilófagos (a mistura de galagala e de calafate deu origem aos famosos navios negros dos portugueses que tanto espantaram os japoneses, que os retrataram nos seus biombos “nambam”).
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Tasso
Incondicional
Incondicional
Mensajes: 863
Registrado: Lun Sep 27, 2010 5:14 pm
Ubicación: Catalunya

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Tasso »

Buenas tardes Genesio, cada dia se ve mejor el galeon,me encanta el tono de la madera que has puesto, un saludo Tasso
Avatar de Usuario
AldoRamos
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 44
Registrado: Vie Ago 06, 2010 4:22 am
Ubicación: Balneario Camboriú - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por AldoRamos »

Mestre Genésio:

O que dizer? você sabe o que penso! :mrgreen:
Espetacular, não só pela técnica e habilidade na construção, mas também pela pesquisa constante dos detalhes deste Galeão. :D
Parabéns!
Continuo acompanhando.
Aldo
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

E aproveitando vai ai um post das primeiras peças de artilharia do SJB copiadas em resina Jet. Mas dessa vez fiz os moldes em silicone que são duráveis para futuras construções.
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Boas meus amigos.
Nessa postagem demonstro o futuro cesto do velacho.
Imagen
Imagen
Este galeão também possuía cestos de mesena e contra-mesena
Em breve novas fotos do cesto da gávea.

Até lá!!!
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Boas meus amigos
Hoje, vasculhando pela internet, consegui encontrar uma boa fotografia , com boa definição, da tapeçaria de J. C. Vermeyen, exposta em Madrid, e base do meu trabalho.
Para minha surpresa, e a essa altura da minha construção, descobri que o São João Batista possuía um mastro de joanete sobre o mastro de gávea. Fiquei surpreso com essa descoberta, pois não sabia que se usava esse tipo de armação já em 1532. Nas minhas pesquisas a primeira evidência que encontrei desse tipo de armação foi no galeão retratado por D. João de Castro no Roteiro da Índia, de 1541. Sendo assim, provavelmente o São João Batista foi um dos primeiros, se não o primeiro, navio português a usar este tipo de armação. José Elias que me corrija se eu estiver enganado. :mrgreen:
Outra coisa que me vem a mente é se aquele galeão do Roteiro da Índia não seria o próprio São João Batista.
Lá fui reeditar os planos. Mas ainda bem que fiz a descoberta antes da colocação definitiva dos mastros.
Seguem aqui as imagens editadas. Fiz também um organograma da distribuição dos cordames, baseado na imagem da tapeçaria, em que os distingui por cores diferentes. Foi um verdadeiro trabalho de “quebra cabeça”.
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
AldoRamos
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 44
Registrado: Vie Ago 06, 2010 4:22 am
Ubicación: Balneario Camboriú - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por AldoRamos »

[quote="Genésio Machado Jr"]Boas meus amigos
Hoje, vasculhando pela internet, consegui encontrar uma boa fotografia , com boa definição, da tapeçaria de J. C. Vermeyen, exposta em Madrid, e base do meu trabalho.
Para minha surpresa, e a essa altura da minha construção, descobri que o São João Batista possuía um mastro de joanete sobre o mastro de gávea. Fiquei surpreso com essa descoberta, pois não sabia que se usava esse tipo de armação já em 1532. Nas minhas pesquisas a primeira evidência que encontrei desse tipo de armação foi no galeão retratado por D. João de Castro no Roteiro da Índia, de 1541. Sendo assim, provavelmente o São João Batista foi um dos primeiros, se não o primeiro, navio português a usar este tipo de armação. José Elias que me corrija se eu estiver enganado. :mrgreen:
Outra coisa que me vem a mente é se aquele galeão do Roteiro da Índia não seria o próprio São João Batista.
Lá fui reeditar os planos. Mas ainda bem que fiz a descoberta antes da colocação definitiva dos mastros.
Seguem aqui as imagens editadas. Fiz também um organograma da distribuição dos cordames, baseado na imagem da tapeçaria, em que os distingui por cores diferentes. Foi um verdadeiro trabalho de “quebra cabeça”.


Amigo Genésio,
Não sei como encontras essas informações na internet, mas são a confirmação daquilo que te propões a fazer. :mrgreen:
Sigo acompanhando com muito interesse. :D
Saludos,
Aldo.
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Aldo
Eu encaro essas pseudo-pesquisas como um "jogo de detetive" ou um "quebra cabeças", como você preferir. As informações, que são as peças do "quebra cabeça", já estão todas por aí espelhadas ha séculos, já existem, basta colhe-las e junta-las para que façam sentido. E tudo isso é possível hoje em dia por dispormos de uma ferramenta de coleta muito eficaz, e sem a qual nada disso sairia possível, a internet. Nunca na história da humanidade pessoas comuns, como nós, puderam ter acesso a tantos dados, sobretudo imagens, e cruzá-los como fazemos hoje em dia. Com essa novidade é natural que muitos conceitos sejam revisto.
Eu gostaria muito de algum dia poder transformar essas minhas pseudo-pesquisas em trabalhos verdadeiramente científicos, mas...
Aproveitando, segue mais algumas fotos.
Mais alguns cestos de vigília .
Imagen
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Mais alguns avanços.
Confeccionei e fixei os cestos de gávea , joanete da gávea e do velacho. Coloquei também as cintas do mastro principal.
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Joya
Miembro Leal
Miembro Leal
Mensajes: 1128
Registrado: Jue Abr 02, 2009 7:57 pm
Ubicación: Querétaro, México

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Joya »

Muy bien terminadas las cofas, me gusta mucho tu trabajo, saludos !! :wink:
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Amigo Joya
Obrigado pelos comentários. :D
Olhando as imagens de Vermeyen notei que estava cometendo um erro nos mastros, cujas as cintas eram em duplas. Fiz as devidas correções no mastro principal e cintei também traquete.
Imagen
Imagen
Imagen

Até a próxima
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
AldoRamos
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 44
Registrado: Vie Ago 06, 2010 4:22 am
Ubicación: Balneario Camboriú - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por AldoRamos »

Magnífica!
Pesquisa, observação e construção! :D
Sigo acompanhando e aprendendo! :mrgreen:
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

AldoRamos escribió:Magnífica!
Pesquisa, observação e construção! :D
Sigo acompanhando e aprendendo! :mrgreen:
Adjuntos
00000.jpg
00000.jpg (4.07 KiB) Visto 2398 veces
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Alex
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 42
Registrado: Mié Jun 08, 2005 12:55 pm
Ubicación: Rosario Argentina

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Alex »

Hola Genecio!! Te felicito por tan maravilloso trabajo, me encanta y lo siguire hasta el final. Saludos, Alejandro
Responder