Com esta postagem estou iniciando mais uma construção. Dessa vez trata-se do heroico galeão da Batalha de Goleta em 1535 , o São João Batista , apelidado de Botafogo.
O galeão São João Batista foi construído em Portugal no ano de 1534 (1519?) a tempo de participar da Conquista de Tunis. Pelo que consta ele tinha um deslocamento 1000 toneladas e era armado com 366 peças(200?) de artilharia em bronze, é claro que boa parte deveria ser de artilharia miúda, ou ainda, um equívoco nos registros ,pois 366 canhões seria um absurdo até para navios de linha de primeira classe do século XIX. Mas mesmo assim era a nave mais poderosa de sua época, tanto que foi requisitado pelo rei Carlos V para junto com a Nau Sant’ Anna serem a ponta de lança da esquadra na tomada de Golleta. Os cronistas da época relatam que sob o comando do Infante D. Luis, irmão do Rei D. João III, ele partiu a corrente que protegia a entrada do porto de Golleta usando o seu poderoso esporão e que devido ao seu inigualável poder de fogo recebeu a alcunha de “BOTAFOGO”. Os feitos deste galeão foram tantos que nobres portugueses tiraram carta de brasão e armas com o título de Botafogo.
Mas qual deveria ser a aparência do galeão “Botafogo”?
Para a nossa sorte a Conquista de Tunis em 1535, em espacial a tomada do porto de Golleta talvez tenha sido a primeira batalha com cobertura jornalística, pois o Imperador Carlos V levou uma equipe de cronistas e artistas para registrarem os acontecimentos e entre eles se encontrava Jan Corneliz Vermeyen, que ficou famoso por suas aquarelas e tapeçarias que descrevem os acontecimentos em Golleta. Como já dito, o galeão Botafogo foi a ponta de lança da esquadra , rompendo com o seu esporão a corrente que protegia a entrada do porto, possibilitando a invasão. Vermeyen em duas de suas tapeçarias nos mostra o desenho do Galeão SJB e o da Nau espanhola Sant’Anna. Olhando o desenho fica claro que ele não se preocupou com as proporções e escalas, mas as linhas gerais e os componentes como por exemplo o esporão estão todos lá. Existe também uma gravura pormenorizada executada por Frans Hogenberg ainda no século XVI baseado nos desenhos de Vermeyen que também esclarecem alguns detalhes dos cordames.
Não tenho dúvidas que estas imagens que estou postando são as representações mais fieis do que teria sido a “verdadeira face do BOTAFOGO”.