Aproveitando as experiências adquiridas nas construções do caravelão espanhol, da nau carraca São Gabriel e da caravela da armada (vide todas na galeria de fotos) e ainda seguindo esta linha resolvi ousar um pouco mais dando um passo adiante, construir a Nau Santa Catarina do Monte Sinai (NSCMS).
Esta nau portuguesa do séculoXVI de 800 tonéis, 38 metros de comprimento e 13 metros de boca foi um dos maiores e mais poderosos navios do seu tempo. Foi construída nos estaleiros de Cochim na Índia em 1512. Estava armada com mais de 100 peças de artilharia, algo de quase inédito nesses tempos. A "Santa Catarina do Monte Sinai" manteve-se sem interrupção na carreira das Índias até 1520. No ano de 1521, quando da sua viagem a Lisboa, foi enviada a Itália como capitânea da armada que D. Manuel I para conduzir ,em grande pompa, sua filha D. Beatriz ao encontro de Carlos III, duque de Sabóia, com quem iria se casar. Este evento foi retratado no quadro "Portuguese Carracks on a Rocky Coast” pintado pelos discípulos de Joachin Patinir em meados do século XVI e que se encontra atualmente exposto no Museu Marítimo de Greenwich. Em 1524 a "Santa Catarina do Monte Sinai" voltou ao Oriente como navio principal da frota que acompanhou D. Vasco da Gama, novo vice-rei da Índia. Um dos grandes feitos militares desta nau está ligado à destruição de Mombaça, quando na qualidade de nau-capitânea da esquadra de D. Nuno da Cunha ali fez a demonstração do seu inigualável poder de fogo.
Na alvorada de 25 de fevereiro de 1603 três navios holandeses sob o comando do almirante Jakob Van Heemskerk avistaram uma nau portuguesa de nome Santa Catarina (NSCMS ?) ancorada na costa leste de Singapura. Depois de algumas horas de combate os holandeses dominaram a tripulação. O navio foi oficialmente confiscado em Amsterdam em 4 de setembro de 1604. O saque deste navio mercante foi de tal maneira grande que a venda posterior arrecadou o dobro do capital da própria Companhia da Índia. Mas tenho dúvidas que esta nau seria a mesma NSCMS de 1512 já com quase 100 anos.
Utilizando os perfis de outras naus do quadro "Portuguese Carracks on a Rocky Coast” e baseando-me nos tratados de construção naval deste período ainda existentes, como o Livro da Fábrica das Naus (1580) e o Livro de Traças e Carpintaria de início do século XVII, fiz um modelo 3D com planos no softer Delftship cujo resultado os amigos poderão conferir nas imagens.
Estou aberto a sugestões.
Vídeo no youtube : http://youtu.be/xe-GzfpsBNE
"Portuguese Carracks on a Rocky Coast”


"Martírio das Onze Mil Virgens" retábulo de Santa Auta.





