Cabo Branco Arrastão lateral Português *Terminado*

As ultimas

Até breve :D

Archivos adjuntos

• DSC05516.JPG
    DSC05516.JPG
    138 KB · Visitas: 3.568
  • DSC05517.JPG
    DSC05517.JPG
    146,8 KB · Visitas: 3.578
  • DSC05518.JPG
    DSC05518.JPG
    137,1 KB · Visitas: 3.572
Si, por favor. Los detalles y el acabado del barco se lo merecen. Y si ahora tienes más tiempo, podías contar un poco como consigues los envejecidos: tipos de pinturas, técnicas, herramientas, etc. Me han gustado especialmente. Están ahí, pero no se manifiestan tan integrados están en el conjunto. Me han parecido excelentes, pero ¿qué no es excelente en este barco?

Muito obrigado estimados colegas da Galiza (Terrinha Querida) e também os de mais longe :D
Poderei dar umas indicações sobre os processos de construção ,já tenho preparado algumas imagens para vos dar a conhecer sobre algumas técnicas que uso para construir .
A maior parte dessas técnicas eu me baseio na construção de modelistas que expôem também os seus métodos , a pesquisa atenta é muito importante .De momento estou trabalhando em peças de metal ,que irei mostrar passo a passo.
Fiquem bem e força nessas montagens

CarlosMariano dijo:
Muito obrigado estimados colegas da Galiza (Terrinha Querida) e também os de mais longe :D
Poderei dar umas indicações sobre os processos de construção ,já tenho preparado algumas imagens para vos dar a conhecer sobre algumas técnicas que uso para construir .
A maior parte dessas técnicas eu me baseio na construção de modelistas que expôem também os seus métodos , a pesquisa atenta é muito importante .De momento estou trabalhando em peças de metal ,que irei mostrar passo a passo.
Fiquem bem e força nessas montagens
Todos, mas o menos, hemos oido hablar de las técnicas que usan los modelistas en plástico en sus envejecimientos (pincel seco, luces y sombras, etc) pero, aunque la base sea la misma, nos gustaría conocer como aplicas tu estas técnicas a nuestros barcos: herramientas, pinturas, barnices, oxidos, etc.
He visto otros envejecidos, pero ninguno tan "natural" y realista como el que tu consigues. Mucho influirá la sensibilidad del autor, y eso se tiene o no se tiene, pero conociendo la técnica, al menos se puede intentar.
... y por favor con fotos un poco más grandes

Hola e boas tardes
Respondendo aos desejos do Victor ,tentarei explicar as minhas técnicas.
Começarei por partes ,analizando a "ferrugem"

dsc05530no2.jpg

Aqui mostro uma mescla de ferrugem natural e ferugem pintada.
Começo por estabelecer zonas em que colo com epoxi ferrugem natural polvilhada, a cola adere somente á cola.
De seguida utilizo esmalte enamel mate cor de ferrugem e cor de laranja mate. Começo pela cor escura e pinto o escorrido ,notar a pintura de aerografo , depois pinto com laranja o final do escorrido, o arranjo da pintura depende do gosto artistico e da capacidade de reprodução do real.
Nota-se, depois a aplicação a aerografo de uma cor tipo verdete

dsc05531nl2.jpg

Aqui a intervenção das tintas é quase nula
Utilizei ferro para a construção dos cabeços de amarração depois mergulhei rápidamente o cabeço em ácido muriático ,para atrair a ferrugem natural
O resultado aparece ao fim de uns dias de secado

dsc05532gy6.jpg

Nesta fixação de cabos a ferrugem é natural ,obtida pelo ácido,nota-se um pouco mais abaixo ferrugem pintada a imitar escorrido

dsc05534px1.jpg

Aqui nestas amarrações de popa podemos ver o "nascer" da ferrugem ,as peças foram sujas com acido,e depois é só esperar pela ferrugem,Temos peças já ferrugentas ,outras ainda não

dsc05537gh8.jpg

Close up da porta da cabine ,o envelhecimento foi feito á base de pintura a pincel ,utilizando a cor de ferrugem e negro

dsc05538vx3.jpg

Neste promenor da cabine o envelhecimento é todo pintado sem ferrugem natural.
O escorrido de cores (negro,vermelho ,verdete, branco) foi feito a pincel ,depois limpando o excesso com cotonete de ouvidos ,sempre a pintar e limpar
O toque visual e artistico é muito importante.
A memorização das imagens do real dão-nos uma grande ajuda
Espero não ter colocado imagens muito grandes
Até breve

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
espectacular técnica de envelhecimento ,só uma pequena duvida a ferrugem natural fica sem tratamento final (por exemplo verniz) ou vai continuar a enferrujar com o passar do tempo :mrgreen:
e mais uma vez parabéns pelo Cabo Branco está soberbo (espero qualquer dia destes ver-lo ao vivo :mrgreen: )

Sim ! A ferrugem é para ficar sem qualquer tratamento ,tendo em conta que o modelo é feito de plásticard ,e fibra de vidro ,logo a ferrugem não vai causar efeito de corrosão na base do modelo

Atrás