Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

En este foro encontraréis los paso paso terminados construidos a partir de planos o scratch
Responder
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Boas meus amigos
Com esta postagem estou iniciando mais uma construção. Dessa vez trata-se do heroico galeão da Batalha de Goleta em 1535 , o São João Batista , apelidado de Botafogo.
O galeão São João Batista foi construído em Portugal no ano de 1534 (1519?) a tempo de participar da Conquista de Tunis. Pelo que consta ele tinha um deslocamento 1000 toneladas e era armado com 366 peças(200?) de artilharia em bronze, é claro que boa parte deveria ser de artilharia miúda, ou ainda, um equívoco nos registros ,pois 366 canhões seria um absurdo até para navios de linha de primeira classe do século XIX. Mas mesmo assim era a nave mais poderosa de sua época, tanto que foi requisitado pelo rei Carlos V para junto com a Nau Sant’ Anna serem a ponta de lança da esquadra na tomada de Golleta. Os cronistas da época relatam que sob o comando do Infante D. Luis, irmão do Rei D. João III, ele partiu a corrente que protegia a entrada do porto de Golleta usando o seu poderoso esporão e que devido ao seu inigualável poder de fogo recebeu a alcunha de “BOTAFOGO”. Os feitos deste galeão foram tantos que nobres portugueses tiraram carta de brasão e armas com o título de Botafogo.
Mas qual deveria ser a aparência do galeão “Botafogo”?
Para a nossa sorte a Conquista de Tunis em 1535, em espacial a tomada do porto de Golleta talvez tenha sido a primeira batalha com cobertura jornalística, pois o Imperador Carlos V levou uma equipe de cronistas e artistas para registrarem os acontecimentos e entre eles se encontrava Jan Corneliz Vermeyen, que ficou famoso por suas aquarelas e tapeçarias que descrevem os acontecimentos em Golleta. Como já dito, o galeão Botafogo foi a ponta de lança da esquadra , rompendo com o seu esporão a corrente que protegia a entrada do porto, possibilitando a invasão. Vermeyen em duas de suas tapeçarias nos mostra o desenho do Galeão SJB e o da Nau espanhola Sant’Anna. Olhando o desenho fica claro que ele não se preocupou com as proporções e escalas, mas as linhas gerais e os componentes como por exemplo o esporão estão todos lá. Existe também uma gravura pormenorizada executada por Frans Hogenberg ainda no século XVI baseado nos desenhos de Vermeyen que também esclarecem alguns detalhes dos cordames.
Não tenho dúvidas que estas imagens que estou postando são as representações mais fieis do que teria sido a “verdadeira face do BOTAFOGO”.

Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Última edición por Genésio Machado Jr el Lun Sep 22, 2014 8:23 pm, editado 3 veces en total.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
gerardo navarro
VIP (Very Important Person)
VIP (Very Important Person)
Mensajes: 6509
Registrado: Sab Jun 06, 2009 2:11 pm
Ubicación: Edo. Tachira/Venezuela

Re: Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

Mensaje por gerardo navarro »

tomare asiento amigo se ve muy promedor e interesante tu nuevo proyecto......

:wink:
Avatar de Usuario
AldoRamos
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 44
Registrado: Vie Ago 06, 2010 4:22 am
Ubicación: Balneario Camboriú - Brasil

Re: Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

Mensaje por AldoRamos »

[quote="gerardo navarro"]tomare asiento amigo se ve muy promedor e interesante tu nuevo proyecto......

:wink:[/quote

Também, eu, tomo assento na primeira fila, para não perder nada desta construção, mais uma magnífica aula de história e técnica. :mrgreen:
Permaneço acompanhando.
Desse seu amigo, :D

Aldo.
Avatar de Usuario
Joya
Miembro Leal
Miembro Leal
Mensajes: 1128
Registrado: Jue Abr 02, 2009 7:57 pm
Ubicación: Querétaro, México

Re: Galeão São João Batista (Botafogo) 1/95

Mensaje por Joya »

Asombroso trabajo, te sigo con atenciòn !! :wink:
Avatar de Usuario
Manuel Carballo
Foro Modelismo Naval
Foro Modelismo Naval
Mensajes: 1002
Registrado: Mar Oct 05, 2010 12:05 am
Ubicación: Cd. de Mexico

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Manuel Carballo »

Amigo Genesio

Me uno a la primera fila para no perder detalle, es un proyecto que como los anteriores garantiza ser de gran interes

Saludos
Terminado "Cutter ingles de finales del siglo XVIII". En proceso "Royal William escala 1/48", Lexingtong Bergantín americano, HMS Leopard esc. 1/280,
"Le Soleil Royal de Heller"
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Assim eu até fico acanhado. Só tem mestres nessa platéia!!! :shock: :mrgreen:
Mas deixo claro que este trabalho é de carácter meramente ilustrativo. Apesar de estar me baseando num regimento de época ( Livro de Traças e Carpintaria de 1612), estou mais preocupado em representar a embarcação da aquarela de J. C. Vermeyen, de uma forma descompromissada.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Boas meus amigos
Seguem os novos avanços.
Recortei na circular as varetas para recobrimento
Preparei as cavernas lixando as arestas
Iniciei o recobrimento, utilizando cola branca e cianoacrilato.

Vejam:
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Seguem ai mais algumas etapas da primeira forração.
Adjuntos
SJB 15.jpg
SJB 16.jpg
SJB 17.jpg
SJB 18.jpg
SJB 19.jpg
SJB 20.jpg
SJB 21.jpg
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
gerardo navarro
VIP (Very Important Person)
VIP (Very Important Person)
Mensajes: 6509
Registrado: Sab Jun 06, 2009 2:11 pm
Ubicación: Edo. Tachira/Venezuela

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por gerardo navarro »

muy bien el primer forro, casi nadie saca muchas fotos del primer forro, para que no vean los tantos detalles que salen, pero con eso vemos y no hacemos una idea de como forrar un casco (principiantes o novatos), ya el segundo tapara todo desperfecto, vas rapido amigo..

:wink: :wink: :wink:

forro bem o primeiro, quase ninguém leva muitas imagens do primeiro forro, de ver os muitos detalhes que saem, mas que nós não gostamos de uma idéia de uma tampa de capacete (iniciantes ou inexperientes), e segundo a cabaça todos mau funcionamento, indo amigo rápido ..

:wink: :wink:
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Obrigado pelas palavras amigo Gerardo
Você acredita que esta é a primeira vez que realizo uma primeira forração em um modelo? Geralmente eu confecciono a estrutura em fibra de vidro e depois aplico forração final em madeira.
Estou gostando da experiência, mas confesso que a fibra de vidro nos poupa bastante trabalho.

Saudações do amigo
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
AldoRamos
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 44
Registrado: Vie Ago 06, 2010 4:22 am
Ubicación: Balneario Camboriú - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por AldoRamos »

Amigo Genésio,

Quem sou eu :oops: para te dizer alguma coisa na construção naval, mas eu gosto de usar madeira balsa na primeira forração por dois motivos:
Primeiro - é a madeira mais fácil de vergar (molhada e a quente, é claro);
Segundo - na hora de lixar ela é muito mais macia e fácil.
O que a balsa tem de ruim é que marca com muita facilidade, até nossa unha deixa-lhe marcas. :mrgreen:
Mas como vai haver uma segunda forração, ai sim de madeira como cedro (que é a que gosto mais), marfim, cerejeira, mogno entre outras, não haverá marcas. :D
Digo isso, porque meu problema é a poeira e até nisso a balsa ajuda, porque sua poeira assenta rápido e não vai pra cima como as outras. :wink:
Continuo acompanhando e me maravilhando!
Saludos
Aldo.

¿Quién soy yo para decirte algo en la construcción naval? :oops: Pero me gusta usar madera de balsa en la la primera forracion por dos razones:
En primer lugar - la madera balsa es más fácil de doblar (húmedo y caliente, por supuesto);
En segundo lugar - cuando se lija es mucho más suave y más fácil.
Lo problema com la balsa es que marca muy fácilmente hasta com nuestras uñas. :mrgreen:
Pero, ya que habrá un segundo revestimiento, com maderas como cedro (que es lo que más me gusta), marfim, cerezo, caoba y otras, no habrá marcas. :D
Digo esto porque mi problema es el polvo y serrim porque su polvo se asienta rápidamente y no subir como los demás. :wink:
Sigo mirando y maravillándose!
Saludos
Aldo.
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Valeu pela força Aldo. De fato a balsa é uma boa opção para uma primeira forração, mas como eu e tinha essas madeiras a mão, resolvi utiliza-las. mas numa próxima construção pretendo experimentar a balsa. :wink:
Segue aí mais uma pequena evolução.
Forrei o convés principal e antes que alguém diga está fora de escala esclareço que no século XVI as prancha de forração dos decks podiam chegar a até 45 cm de largura(vide Mary Rose). :roll:
Adjuntos
SJB 22.jpg
SJB 23.jpg
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
AldoRamos
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 44
Registrado: Vie Ago 06, 2010 4:22 am
Ubicación: Balneario Camboriú - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por AldoRamos »

Maestro Genésio

Sigo acompanhando e aprendendo. :mrgreen:
Saludos,
Aldo.
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Mais alguns pequenos avanços:
Aplanei o primeiro forro e iniciei o castelo de proa.
Alguns historiadores navais consideram que os galeões portugueses tiveram as suas origens nas caravelas redondas, e construindo este galeão eu também tenho esta nítida impressão e vou mais além, as galizauras e patachos também. É como se fosse uma uma caravela redonda superdimensionada armada com um mastro principal com vela quadra e gávea no lugar da latina.
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
Última edición por Genésio Machado Jr el Vie May 03, 2013 3:03 am, editado 1 vez en total.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Avatar de Usuario
Genésio Machado Jr
Aficionado
Aficionado
Mensajes: 121
Registrado: Sab Ago 08, 2009 2:39 am
Ubicación: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Galeão Botafogo 1/95

Mensaje por Genésio Machado Jr »

Boas meus amigo
Uma pequena atualização.
Forrei o tombadilho
Preparei a tolda para forração.
Como este modelo está numa escala muito pequena (1:90), não estou me preocupando muito com os detalhes internos, já que ficarão praticamente escondidos. Portanto não reparem no aspecto tosco das cavernas, padrão galinheiro do vizinho :mrgreen: , como diz o mestre C. Mariano.

Postado também no blog http://masterofseas.blogspot.com.br/
Imagen
Imagen
Imagen
Imagen
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Meus modelos
Imagen
Responder